sábado, 23 de março de 2013

Revolução Industrial


Disciplina: História
Prof: Ataídes Silva
Aluno: Lucas Rodrigues
Turma: 2º Ano

As condições de vida e de trabalho do proletariado inglês no século XIII

                        A Revolução Industrial teve inicio na Inglaterra em meados de 1750 e provocou grandes transformações no mundo do trabalho: o processo manufatureiro foi substituído pelo processo industrial. A economia transformou-se pois a atividade industrial passou a ser predominante. A sociedade foi profundamente afetada pelo êxodo rural e pelo crescimento da vida urbana; começaram a formar-se as cidades industriais. A burguesia industrial se fortaleceu, e começou a lucrar em cima da classe operária.
                        A industrialização trouxe muitos benefícios materiais, mas gerou também um grande número de problemas para o proletariado. Os salários eram muito baixos, a jornada de trabalho extensa que podia alcançar 14 a 16 horas diárias, não havia direitos trabalhistas. As fábricas eram sujas, pequenas, mal iluminadas e barulhentas. Como todas essas condições precárias, é evidente que a consequência seria a pro breza extrema de grande parte dos trabalhadores. As grandes cidades encheram-se de favelas e cortiços.
                        Os trabalhadores logo perceberam a necessidade de se unir e lutar por seus direitos. Assim, o começo da Revolução Industrial representou também o inicio das lutas operárias. Por meio dessas lutas, os operários tomaram consciência da sua força e passaram a reivindicar melhores condições de vida e de trabalho. O movimento ludista e o movimento cartista foram os embriões dos futuros sindicatos.

Um comentário:

  1. Você soube sintetizar muito bem as transformações sofridas pelos trabalhadores ingleses durante a Revolução Industrial. Parabéns.

    ResponderExcluir