quarta-feira, 29 de agosto de 2012

TRABALHO DE BIOLOGIA(ESTELA) -

Grupo: Misael, Edith, Flávia, Anderson, Matheus e Wellyson

Como o processo Digestivo é controlado ?

No estômago a liberação de ácido clorídrico é feita através do estímulo da célula (parietal) produtora de ácido que está presente apenas na porção do corpo e fundo gástrico. Este estímulo é feito através da gastrina, histamina e acetil-colina.

Um dos aspectos fascinantes do sistema digestivo é a autoregulação. A grande maioria dos hormônios que controlam as funções do sistema digestivo são produzidas e liberadas pelas células da mucosa do estômago e intestino delgado. Estes hormônios são liberados na corrente sanguínea vão até o coração e retornam ao sistema digestivo onde estimulam a liberação dos sucos digestivos e os movimentos dos órgãos. Os principais hormônios que controlam a digestão são a gastrina, secretina e a colecistoquinina(CCK).


GASTRINA: Estimula a produção de ácido no estômago para dissolver e digerir alguns alimentos. É também fundamental para o crescimento da mucosa gástrica e intestinal.

SECRETINA: Estimula o pâncreas liberando o suco pancreático que é rico em bicarbonato. Estimula o estômago a produzir pepsina, uma enzima encarregada de digerir proteínas. Também estimula o fígado a produzir bile.

CCK: Estimula o crescimento celular, o pâncreas e a produção de suco pancreático. Provoca o esvaziamento da vesícula biliar.

Função do sistema nervoso na digestão:
Dois dos nervos ajudam a controlar a digestão. Nervos extrínsecos(de fora) que chegam aos órgãos digestivos da parte não consciente do cérebro ou da medula espinhal. Eles liberam um produto chamado acetilcolina e outro chamado adrenalina. A acetilcolina faz com que os músculos dos órgãos digestivos se contraiam com maior intensidade, empurrando o bolo alimentar e sucos digestivos através do trato digestivo. A acetilcolina também estimula o estômago e pâncreas a produzirem mais suco digestivo. A adrenalina relaxa os músculos do estômago e intestino e diminui o fluxo sanguíneo nesses órgãos. Mais importantes ainda são os nervos intrínsecos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário