sábado, 25 de agosto de 2012

Biologia 1 Estela Gama 2º Ano Médio

Q.I. - Questão de Inteligência (Litoral Sul)
Data: 16 de Agosto de 2012
Grupo: Bettina Maia, Breno de Lima, Joany Leandro, José Lucas.
Matéria: Biologia
Professora: Estela Gama


                             As Consequências da interferência humana na vida aquática

         
     * Poluição de rios e lagos

     O processo de poluição dos rios e lagos se deve à quantidade de "alimentos" lançados nas águas. Os esgotos domésticos, muitos tipos de resíduos industriais, os dejetos agrícolas e especialmente os pecuários, são constituídos preponderantemente de matéria orgânica, elemento que serve de alimento aos seres aquáticos, sejam peixes, sejam bentos, plâncton, bactérias, etc. O meio aquático precisa de alimento, porém o excesso gera poluição.

    * Impactos nos oceanos e mares

     Mais de 40% da superfície oceânica está sob forte pressão das atividades antrópicas e correm o sério risco de se transformar em desertos biológicos. Os estudos mostraram que os oceanos apresentam mais de 400 zonas mortas, com baixo nível de oxigênio na água e pouca ou nenhuma vida marinha.
    Dentre as causas da poluição marinha está o enorme despejo de esgoto não-tratado e de efluentes industriais, sem qualquer preocupação com as possíveis consequências. Oitenta e cinco por cento (85%) dos bilhões de toneladas de material poluente despejados anualmente nos oceanos provém dos continentes. Noventa por cento desse material permanece na área costeira, criando sérios problemas ambientais e de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário