quarta-feira, 6 de junho de 2012

Grupo: Misael Mendes, Edith Diniz, Flávia Regina, Wellyson Alves, Anderson Rodrigues e Matheus Henrique
QI - Litoral Sul - 3° ano 
Matemática: Charles 
" Tangram "



Não se sabe exatamente qual é a origem do Tangram, só existe a certeza de que ele é originário da China. Por volta do século VII a.C. as pessoas já jogavam e brincavam com ele. Algumas pesquisas revelam que ele pode ter até mais de 4.000 anos de idade. Seu nome significa Tábua das Sete Sabedorias, ou como as "Sete Taboas da Astúcia". Disto resultou mistérios e lendas sobre sua origem nestes últimos dois mil anos.
A história mais contada é a de que o monge Tai-Jin chamou à sua sala o seu discípulo Lao-Tan, entregou-lhe uma placa quadrada de porcelana, um pote de tinta, um pincel e deu-lhe uma grande missão: Lao-Tan deveria percorrer o mundo e, tudo o que os seus olhos de mais beleza encontrasse, deveria ser registrado na placa de porcelana.
Tremendo de emoção por tão importante tarefa que o mestre lhe confiara, ao sair da sala Lao-Tan deixou cair a placa quadrada de porcelana. Magicamente, a placa de porcelana quebrou-se em sete pedaços de formas geométricas simples como as do nosso jogo.
Preocupado com o que acabara de acontecer, Lao-Tan imediatamente ajoelhou-se para recolher o que restava da mesma. Ao juntar os pedaços, o discípulo identificou uma figura conhecida. Trocou a posição das peças e surgiu nova figura. Assim, outras figuras foram naquele momento se formando a cada variação de posição dos pedaços. Concluiu Lao-Tan que sua viagem não era mais necessária, pois com os sete pedaços da placa quadrada de porcelana poderia se representar tudo o que de belo existe no mundo.
Outra nos conta que um mensageiro deveria levar uma pedra de jade quadrada ao imperador. Mas ele a derrubou no caminho, e ela se partiu em sete pedaços. O mensageiro tentou remontar o quadrado, e juntou as sete partes de muitas maneiras diferentes. Enquanto tentava resolver o problema, o mensageiro conseguiu criar centenas de formas de pessoas, animais, plantas, até conseguir refazer o quadrado.
Já esta lenda diz que Um dia, na China à 4000 anos, o Imperador Tan partiu o seu espelho quadrado, quando o deixou cair ao chão. O espelho partiu-se em sete pedaços.
Tan, apesar de um pouco aborrecido com a perda do espelho, descobriu uma forma de se entreter, foi construindo figuras e mais figuras usando sempre as sete peças, sem as sobrepor. 

Há 130 anos atrás, uma mulher chinesa publicou uma coleção de livros composta de seis volumes sobre o Tangram. Neles pode-se constatar que é possível criar mais de 1.700 problemas para resolver.
Essa é a essência do Tangram: um quadrado, decomposto em sete figuras geométricas, cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo.
O Tangram não exige de seu praticante qualquer esforço ou habilidade especial: exige tão somente tempo, paciência e especialmente imaginação...
A única regra do jogo é que as figuras formadas devem conter sempre as 7 peças do jogo. O desafio do quebra-cabeça é recompor suas formas mudando as sete peças de posição.


Por essa definição tiramos nossas próprias conclusões que, o tangram é um jogo (puzzle) que os 
professores usam para facilitar a aprendizagem dos alunos, ensinando através dele algumas das 
formas geométricas estudadas em sala de aula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário