quarta-feira, 13 de junho de 2012

Banco Imobiliário - Trabalho de Matemática

Grupo: Gabriella, Thalyta, Mariana, Isabelle, Lanny, Ingryd, Matheus e Lucas Anizio
Série: 2º Ano                        Professor: Charles







Origem

Banco Imobiliário ou Monopólio como também é conhecido, é um dos jogos de tabuleiro mais populares do mundo. A versão atual foi publicada nos EUA em 1935 por Charles Darrow, um vendedor de sistemas de aquecimento desempregado que vivia em Germantow, Pensilvânia. Com a ajuda de um amigo, Darrow vendeu 5.000 unidades feitas a mão para lojas de departamento da Filadélfia, Boston e Nova York. As pessoas adoraram o jogo e a demanda aumentou rapidamente, ao ponto de Darrow não podia mais supri-la. Mas o sucesso instantâneo fez com que a Parker Brothers revisse sua posição e lançasse o jogo em 1935 (esta empresa havia recusado o projeto de Darrow).  Darrow tornou-se multi-milionário.



 Objetivo 


O jogo possui propriedades como bairros, casas, hotéis e empresas, onde estas são compradas e vendidas pelos jogadores, onde alguns ficam ricos e outos vão a falência. O jogo termina quando ficar apenas um jogador (os outros vão a falência). Soman-se então os valores adquiridos de notas, terrenos, propriedades, casas e hotéis. Se algum jogador possuir terreno ou propriedades hipotecadas, ele deverá computar metade do valor por elas. Vence o jogador que ficar até o final sem ir a falência.


Relações Matemáticas


A primeira relação matemática que podemor observar no jogo é a questão dos dados. Quando jogamos os dados, que são dois, devemos somar as quantidades obtidas e andar a quantidade de casas. Outra questão matemática é a compra e venda de propriedades. Quando compramos uma propriedade devemos pagar uma determinada quantia ao banqueiro, onde este irá nos dá o troco se tiver ou não. No jogo, existe algumas companhias, como por exemplo: Companhia de Aviação; Companhia Ferroviária e etc. Estas companhias ajudam de forma significativa os jogadores, pois, quando algum jogador cai em alguma destas companhias que já pertence a outro jogador, ele deverá pagar da seguinta maneira: os pontos dos dados será multiplicado pela quantia estabelecida pela carta, por exemplo: a Companhia de Aviação custa $50,00 e os pontos do dado foi 4, então devemos multiplicar 4x50 e pagar $200,00 reais ao dono desta companhia. A compra dos terrenos é a melhor formar de ganhar dinheiro de forma rápida e prática, pois quando somos donos de terrenos, os outros jogadores que caem nestes terrenos devem pagar o Aluguel referido no cartão, como exemplo: no Morumbi, o aluguel custa $50,00 reais, e quando construímos uma casa custa $200,00. O preço cresce assim que construimos mais casas, e com a construção do hotel o valor custa $2.000. Este jogo é sem dúvidas, um jogo que envolve questões  matemáticas de várias formas. Existe soma e subtração de valores, assim como também multiplicação de valores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário