quinta-feira, 7 de junho de 2012

As Jacqueries


AS JACQUERIES

A Jacquerie ou revolta dos Jacques foi uma insurreição camponesa que teve lugar no Norte de França, entre 28 de Maio e 9 de Janeiro de 1358, durante a Guerra dos Cem Anos. A designação deriva de Jacques Bonhomme, expressão idiomática francesa, de conotação paternalista, que designava genericamente um camponês e que posteriormente foi usada pejorativamente, equivalendo a "joão-ninguém".
Jacques Bonhomme foi o líder da revolta.
A revolta iniciou-se de forma espontânea, reflectindo a sensação de desespero em que viviam as camadas mais pobres da sociedade.A França se encontrava num vazio de poder e à mercê das companhias livres, bandos de mercenários renegados que vagueavam pelo país depois da Peste Negra
As elites mataram cerca de vinte mil homens, gerando uma grande frustação na cidade.
A palavra "Jacquerie" passou a ser sinônimo de rebelião camponesa e, por séculos, a nobreza viveu sob o temor de uma repetição do episódio. Na memória popular, a "Jacquerie" é vista como uma série de massacres feitos pelos camponeses contra a nobreza.

Depois da peste, da fome e do banditismo que já assolavam a região, a repressão da Jacquerie foi um fator que agravou ainda mais os campos, que já estavam sem tanta gente para trabalhar e servir a "elite".
A classe camponesa não foi a única afetada: sem homens para trabalhar as suas terras, os próprios nobres acabariam por perder muito do seu rendimento. Em Paris, a liderança de Etienne Marcel ficou seriamente comprometida pelo seu apoio à revolta e pouco tempo depois foi assassinado..
O poder senhorial endureceu e nenhum outro movimento surgiu em decorrência da Jacquerie. "A monarquia estava a campo aberto para se tornar absoluta. Logo após ser coroado, Carlos V iniciou a construção da Bastilha.

Fonte: Wikipédia
Edição: Lucas Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário