quinta-feira, 24 de maio de 2012

Estrutura Geológica Brasileira


 Grupo 1 - Lucas Rodrigues, Brena Heloiza e Bruna Helena

As rochas da crosta terrestre estão em constante processo de transformação, sendo modificadas pela ação erosiva de agentes externos (chuvas, ventos etc.) e agentes internos (erupções vulcânicas e tectonismo). Esse processo ocorre há bilhões de anos e o conhecimento da estrutura geológica de um determinado local é de fundamental importância na análise do relevo e dos possíveis recursos minerais existentes.

O Brasil, por apresentar uma grande extensão territorial (8.514.876 quilômetros quadrados), possui estrutura geológica composta por três tipos distintos: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos. 

Escudos Cristalinos
Os aforamentos dos escudos cristalinos correspodem a 36% do território brasileiro.São áreas ricas em ocorrencias minerais de grande valor comercial. Esses mine podem ser não metálicos, como o granito e as pedras piedosas, ou metálicos, como o ferro e a bauxita. Os minerais metálicos são abudantes no Brasil. Encontrados principalmente em rochas que se formaram durante a era Proterozóica, os mais importantes são: o feno,explorado principalmente no Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais, e na Serra dos Cara já, no Para; o manganes, cujas principais jazidas situam-se no maciço de Um com (MS) e na Serra do Navio (AP); a extração,porem, é a maior em Conselheiro Lafayette (MG) e na Serra dos Carajás (PA); a bauxita, explorada no vale do rio Trombetas, no Para, e as cassiterita, principalmente em Rondonia e Minas Gerais.
O Brasil é também o novo produtor mundial de usou encontrado principalmente em Minas Gerais, explorado em minas profundas, e no Pará, onde, geralmente é extraido em garimpos clandestinos. Impulsionada pelo Estado, a exploração desses e de outros minerios constituiu um dos pilares que sustentaram o inicio do processo de industrialização, nas decadas de 1940 e 1950. O marco dessa época foi a criação da Companhia Siderurgica Nacional (CSN), em Volta Redonda (RJ), em 1941. Todavia,desde os anos 1950, tem crescido gradualmente a participação do capital estrangeiro no setor, principalmente nos Estados Unidos, Inglaterra, Canada, Alemanha e Japão. Exemplo disso é a atual politica de flexibilazação dos monopolios estatais, que muitas vezes resultou na privatização de empresas. Foi o caso da Vale do Rio Doce (CVRD), privatizada em 1997.

Bacias Sedimentares
São depressões relativas, ou seja, planos mais baixos encontrados nos escudos preenchidos por detritos ou sedimentares das areas proximas. Esse processo de deposição sedimentar deu-se nas areas Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica e ocorre ainda hoje.
As ocorrencias de combustiveis fosseis como o petroleo, o carvão e o gas natural estão associadas as areas de bacias sedimentares.
No Brasil, correspodem a 64% do territorio nacional, constituido grandes bacias, como a Amazonia, a do Meio-Norte, a do Paraná, a São-Franciscana e a do Pantanal Mato Grossense, ou pequenas bacias, geralmente alojadas em compartimentos de planaltos, como as de Curitiba, do Reconcavo Baiano, de Taubaté, de Resende e de São Paulo.

Terrenos Vulcânicos
São areas que sofreram a ação de derrames vulcânicos. Esse processo originou a formação de rochas como o basalto e o diabasio. A decomposição do basalto é responsavel por fertilizar o solo, no Brasil essas areas são denominadas de 'terra roxa'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário